Sema participa da Conferência Internacional Afrocentrada

16/04/2024

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) acompanhou a Conferência Internacional Afrocentrada, tanto de forma virtual nos dias 4 a 6 de abril, quanto presencialmente nos dias 8 a 11. Durante o evento, foram realizadas oficinas temáticas sobre ancestralidade e crise climática, além de debates e discussões sobre o próprio evento.

A Rede Afroambiental, composta por comunidades que utilizam abordagens transversais da ecologia, cultura e conhecimento transmitidos por gerações de mestres e mestras, desempenhou um papel fundamental no encontro, transformando perspectivas e ações em relação ao meio ambiente.

Representando a secretaria na Conferência, o coordenador técnico da Diretoria de Política e Planejamento (DIPPA), João Paulo Ribeiro, falou sobre a importância da Sema em estar presente no evento. “É importante a participação da secretaria, já que a mesma tem como missão cuidar do meio ambiente para presentes e futuras gerações, com políticas públicas socioambientais integradas, garantindo a expressão da vida em todas as suas formas”, disse João Paulo.

O coordenador ressaltou ainda o compromisso da Sema com os princípios de participação social e defesa do patrimônio natural, fortalecendo as demandas dos Povos Afrodescendentes. Ele elogiou as atividades e oficinas coordenadas pela rede Afroambiental como importantes ferramentas nesse processo.

Anexos: